sexta-feira, 19 de abril de 2013

Pregando para Crianças.


História da vovó queria levar uma
mala cheia de pecados para o céu
começar assim:

Alguém está começando a contar uma história, pode ser a do livro sem palavras por exemplo, então entra a vovó fazendo o maior barulho ( chamando a atenção mexendo com as crianças) e começa a dialogar com ela e a tia pergunta vovó o que você está trazendo aí? a vovó entra trazendo uma mala,e diz que disseram para a contadora de história que quer ir pro céu hoje e ficou sabendo que ela sabe o caminho do céu, então a vovó pede uma cadeira e senta. E a tia diz que quer contar uma história, então a vovó diz, não, eu quero ir pro céu hoje e você tem que me ensinar o caminho.


A moça fala: primeira coisa a gente não leva mala pro céu, então a vovó fala :leva sim e eu vou levar tudo pro céu, eu sei ,por que eu tenho a experiência...a contadora diz que nunca viu ninguém levar mala pro céu...


Então a tia pergunta o que tem dentro da mala.


*A vovó começa a abrir a mala e tira da mala um pote, a tia pergunta o que tem dentro do pote e pega o pote pra ver, quando ela abre vê e dentro tem um monte de mentira, então a contadora, pega a Bíblia e mostra para a vovó, a vovó interrompe e diz mas minha filha todo mundo mente, mente pro pastor, pro papai , pra mamãe e lê um verso em João cap.8 verso 24 que diz que o diabo é o pai da mentira. e depois de um diálogo a vovó diz q não vai mentir mais...



*Então a vovó diz que tem outra coisa na mala e que quer levar pro céu e retira da mala um pote e mostra pra tia, dentro do pote tem muita inveja e a vovó fala que tinha inveja do cabelo de outra pessoa, e diz que todo mundo tem inveja, inveja do vestido da outra, do namorado da outra, do carro... então a tia lê em 1 Co 6.9 e 10 e diz que os invejosos não entram no reino de Deus, então a vovó joga o pote fora .

A tia diz posso jogar sua mala fora agora? A vovó diz que não por que tem que levar seus remédios pro céu, porque tem um monte de doenças, dor nas costas ,então a tia lê em Apocalipse 21. 4 que lá no céu ela não precisa mais de nada disso, porque lá não tem dor, num vai ter doença...., então a vovó joga tudo fora e a vovó diz que quer ir pro céu agora.



Depois a vovó tira uma caixa da mala e mostra pra tia a caixa que quando abre vê que dentro dela tem muita fofoca, elas dialogam , a vovó diz que falar da vida dos outros é bom... e atia fala que não é bom fazer fofoca e a tia convence a vovó a não fofocar mais, então a tia pede pra a vovó jogar a mala fora, 


mas a vovó não quer e diz que quer levar pro céu e tira da mala um saco, cheio de desobediência,a tia fala que ir pro céu num é igual a comprar uma passagem de avião, pegar uma mala e viajar não, ir por céu é coisa séria!E elas começam a conversar sobre a desobediência, até que a vovó é convencida que desobediência também não entra no céu.

Então a vovó tira do céu um monte de comida por que num quer passar fome no céu, e a tia lê que no céu nunca mais teremos sede, nem fome e a vovó pergunta: tem certeza? Por que eu não quero fiar com fome lá não, então a tia tira a mala fora . E começa a ensinar a vovó o caminho do céu e começa a contar a história do livro sem palavras pra ela e ela começa a perguntar sobre as cores:

O amarelo que representa o ouro, mas para ir ao céu o nosso coração não pode estar sujo (preto)mas Jesus deu seu único filho pra perdoar nossos pecados : Jesus( vermelho ), ( branco) mas ele ressuscitou, mas pra ir pro céu eu tenho que aceitar a Jesus como meu salvador, então a vovó aceita a Jesus, e convidam as crianças que também quer aceitar a Jesus e começam a orar.



Depois da oração , ela mostra a cor verde que lembra a esperança , as plantas e diz que quando plantamos uma sementinha temos q cuidar dela , colocando água, adubo, podando pra ela crescer assim quando aceitamos a Jesus temos que cuidar de nossa vida para crescermos espiritualmente, orando, lendo a Bíblia , jejuando, falar de Jesus, louvar....quando alcançamos este crescimento estamos preparados para ir ao céu.


Então para irmos ao céu, temos que jogar todos os pecados fora, mas temos que esperar Jesus voltar, ou a gente morrer.


Você pode fazer adaptação do diálogo de acordo com a sua realidade, colocar outros tipos de pecados etc.



 Reverência na  Casa de Deus

Para saber mais leia: Mateus 21:12-17
Mensagem:
Deus se alegra quando somos reverentes.
Hora da História:
Certo dia, Jesus chegou em Jerusalém com os seus discípulos e dirigiu-se ao templo.
Ao se aproximar ouviu um barulho esquisito. Não era
som de hinos, nem de alguém pregando.Também não era o som de
alguém orando.Nada disso! Era um barulho estranho. À medida que
Ele se aproximava, começou a distinguir alguns sons.Ele ouviu o som de
algumas vacas mugindo (muuu,muuuu),de ovelhas balindo (beeé, beeé),
de pombos (trrrr,trrrr), de pássaros (til,til)...Como pode ter este barulho
na igreja? E havia também algumas pessoas gritando (Quem quer trocar
dinheiro pela moeda do templo? Um par de pardais por um asse! Um
casal de pombos por um ceitil! Uma ovelha por 5 ciclos do templo! Um
bezerro por 10 ciclos do templo!).
Pronto! Chega! Não precisamos fazer mais deste barulho todo.
Nossa que confusão, não é mesmo? Imaginem tudo isso na igreja,
na casa de Deus?
Quando Jesus chegou no Templo , Ele parou e olhou e viu que havia
uma verdadeira feira dentro do pátio.Alguns vendiam ovelhas(beeé, Uma
ovelha por 5 ciclos do templo!), outros vendiam pombos(trrr, Um casal de
pombos por um ceitil!)s, haviam aqueles que vendiam vaquinhas (béeee,
Uma vaquinha por 10 ciclos do templo!), outros vendiam pardais (til,til-
Um par de pardais por um asse!).E havia também os cambistas , que eram
homens que trocavam o dinheiro que as pessoas levavam pela moeda
do templo (quem quer trocar o dinheiro pela moeda do templo?).
Como vocês acham que Jesus se sentiu? Ele ficou muito triste! Ele
começou a expulsar aqueles animais do Templo:
•Vão embora vaquinhas (muuu,muuuu),aqui não é o lugar de
vaquinhas(muuu,.muuuu)!
•Vão embora ovelhinhas (beeé, beeé), aqui não é o lugar de ovelhinhas
(beeé,beeé)!44 Histórias Bíblicas para Adoração Infantil Histórias Bíblicas para Adoração Infantil 45
•Vão embora pombinhos(trr,trrr) , aqui não é o lugar de
pombinhos(trrr,trr)!
•Vão embora pardais(til,til), aqui não é o lugar de passarinhos
(tilt,til)!
•Jesus também expulsou os vendedores e cambistas e disse: Aqui não
é o lugar de comércio!
Depois que todos os animais e vendedores saíram do templo, houve
um silêncio profundo.Jesus falou: A Minha Casa será chamada de Casa
de Oração”.
Crianças, a Casa de Deus, a Igreja, é um lugar em que devemos ser
reverentes. Não é o lugar para correr, nem para comer, nem para mascar
chicletes, nem para jogar papel picado no chão. Também não devemos
chupar balas, nem conversar. Não é para ficarmos entrando e saindo,
nem para fazermos barulho. A Igreja é o lugar para nós orarmos, estudarmos a Palavra de Deus e louvarmos ao Senhor, através dos hinos.
Jesus fica feliz quando nos comportamos bem em Sua igreja.Vamos orar
e pedir para Jesus nos ajudar a sermos reverentes na igreja ( finalizar orando com as crianças)



O Presente de Lia

Lia era uma linda menina. Era muito esperta e gostava de brincar. Ela também ia sempre à igreja com sua mãe. Mas Lia tinha um problema: toda vez que sua mãe mandava varrer a sala. Imaginem só! Lia ia bem escondidinha e jogava o lixo embaixo do tapete, e assim a sala nunca ficava realmente limpa, e a mãe dela logo descobria. Lia também não gostava nada de ter que arrumar a cama e dobrar os cobertores, ela sempre dizia:
— Quando eu for dormir eu vou bagunçar tudo de novo, então pra que devo arrumar?
A mãe de Lia insistia e então ao invés de dobrar os cobertores, Lia enrolava tudo e colocava no armário.
Quando a mãe dela chegava no quarto, pensava que estava tudo arrumadinho, mas quando abria o guarda-roupas... Ih! Já era. Lia não aprendia mesmo. Fazia tudo de qualquer maneira só para enganar a mamãe.
Um dia, quando Lia chegou da escola, foi direto ao seu quarto e começou a pular de alegria. Em cima de sua cama estava um grande e bonito embrulho com papel colorido e fitas encaracoladas. Lia ficou tão surpresa que não o abriu logo e ficou pensando o que poderia ser.
Pensou numa boneca de cabelos cacheados e com um vestidinho. Porém, para surpresa de Lia, quando abriu a caixa quase chorou ao ver uma boneca quase sem cabelos, toda suja e com vestido rasgado e feio. Que decepção!
Não demorou muito, a mãe de Lia veio abraçá-la explicando que muitas vezes também ficou chateada em ver tudo parecendo limpo e arrumado, mas que na verdade estava desarrumado e sujo. Lia entendeu a lição e procurou daquele momento em diante agir diferente.
Sabem, crianças, certa vez Jesus falou com um grupo de pessoas que achavam que a aparência era mais importante do que o que estava no coração. Eles lavavam cuidadosamente os copos e os pratos. Eles lavavam as mãos várias vezes antes de comer. Tinham todo o cuidado possível no preparo da comida. Eles achavam que assim estavam agindo certo. Assim eles estavam limpos. Mas eles não amavam a Deus. Eles não tinham amor por outras pessoas. Por fora estavam limpos, mas os corações estavam escondendo todo tipo de pensamento errado e sentimento feio. Em primeiro lugar, Deus quer um coração limpo.
Jesus não aceitou o comportamento falso, quer dizer, o de alguém fingindo ser uma coisa, mas, por dentro, ser outra. Ele não quer que as pessoas finjam ser boazinhas. Ele quer que as pessoas amem a Ele e ajam certo por amor. Deus conhece nosso coração e sabe tudo o que pensamos e sentimos, O que está dentro do coração é mais importante do que está do lado de fora.
Uma pessoa que vem à igreja e finge gostar de tudo, mas a semana inteira desobedece a Deus é alguém que está agindo como Lia, ou como as pessoas que Jesus criticou. Estão fingindo ser boazinhas, mas no fundo, no fundo não são. E você? Você está limpo por fora e por dentro?

Daniel na cova dos leões




Texto-aureo:salmos 34: 7

"O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra".Daniel já era um homem velho. Seu cabelo e sua barba já eram grisalhos. E ainda ele morava na terra longínqua da Babilônia. Ali ele era um servo nobre do rei.
Mas Nabucodonosor não era mais rei. Este já estava morto há muito tempo. Agora havia um outro rei, que se chamava Dario.
O rei Dario estimava-o e dizia: "Daniel é o melhor servo de todos. Quero fazê-lo muito mais importante ainda. Vou nomeá-lo vice-rei. Então ele será o chefe de todo o meu reino e de todos os outros servos meus".
Quando os outros servos souberam disso, ficaram com muita inveja.
Eles disseram: "Deverá ele ser o mais importante de todos? Isso não deve acontecer. Nós é que queremos ser os mais importantes. Vamos espreitá-lo bem para ver se Daniel faz alguma coisa errada. E então iremos contar logo ao rei. Então o rei não gostará mais tanto de Daniel".
Desde então, todos os dias iam espiar Daniel para ver se ele fazia alguma coisa errada. Mas Daniel não fazia nada de errado. Fazia seu serviço da melhor maneira possível. E orava três vezes por dia.
Quando Daniel orava, ele se ajoelhava em seu quarto, frente à janela aberta. Bem ao longe ficava Jerusalém. Ali estava uma vez o lindo templo, que agora estava queimado. Mas algum dia, o povo de Daniel iria morar lá de novo. E haveria lá também um novo templo, quando o castigo do povo tivesse passado.
Daniel olhava para longe, para lá onde ficava Jerusalém, e orava dizendo: "Senhor, deixa meu povo voltar em breve para sua pátria."
Daniel nunca se esquecia de orar, Isso ele fazia fielmente três vezes por dia. Os outros servos podiam vê-lo. E daí aqueles homens falsos imaginaram um plano para trazer desgraça sobre Daniel e para impedir que ele continuasse a ser o homem mais nobre e importante do país.
Eles foram falar com o rei. Inclinaram-se profundamente. Comportaram-se muito corteses e amáveis, e disseram: "Oh rei, nós sabemos uma coisa boa. O senhor sabe o que deve fazer? 0 senhor deve ordenar que todas as pessoas em seu país não peçam mais nada a ninguém, nem a homens e nem Deus, durante um mês inteiro. Somente ao senhor poderão pedir o que quiserem, pois o senhor é o nosso rei poderoso."
Isso agradou bem ao rei. Ele gostou do plano.
"Sim, isto eu farei", disse ele.
"E quem for desobediente será castigado com rigor", disseram os homens malvados. "Este deverá ser jogado na grande cova, onde estão os leões."
"É, isso mesmo," disse o rei.
Então ele mandou seus empregados passarem pelo país. E estes avisaram o povo por toda parte que ninguém mais devia orar nem devia pedir nada a ninguém, senão ao rei.
Todos ouviram esta ordem. Daniel também ouviu. Ele percebeu bem quem tinha imaginado este plano perverso. Foram seus inimigos. Estes queriam sua desgraça.
Que devia fazer Daniel?
Deus tinha dito que cada um que o amasse, também devia orar a Ele.
Mas o rei ordenou que isso não devia ser, mas que Daniel devia esquecer-se de Deus.
A quem Daniel devia obedecer agora?
A Deus naturalmente. E por isso Daniel continuava ajoelhando-se, três vezes por dia, frente à janela aberta.
Mas perto da janela estavam seus inimigos, espiando. E quando viram que Daniel assim mesmo orava, correram depressa para contá-lo ao rei.
"Rei", disseram eles, "o senhor não disse que ninguém devia pedir coisa alguma senão ao senhor, durante um mês?"
"Sim", respondeu o rei, Isto eu clisse"
"E se alguém é desobediente, não deve ele ser lançado na cova dos leões?"
"Sim", disse o rei, "assim deve ser."
"Oh rei", exclamaram eles, "então Daniel tem que ser lançado na cova dos leões. Ele foi desobediente. Ele ora a seu Deus, três vezes por clia"
Aí o rei se assustou. Compreendeu como os homens tinham sido falsos.
"Daniel não", gritou ele, "não, Daniel não!"
Mas os homens disseram: "Foi o senhor que deu essa ordem, rei e agora o senhor também tem que fazê-lo."
Sim, era assim mesmo naquela terra: O que o rei tinha dito, isso ele sempre tinha que fazer. Ele queria ajudar a Daniel, mas não podia. E quando anoiteceu, Daniel foi levado para a cova dos leões.
O rei estava bem triste e chamou: "Daniel, eu não posso ajudá-lo, mas espero que seu Deus o ajude."
Então Daniel foi lançado na cova.
Chegou a noite, mas o rei não pode dormir. Ele estava muito triste e sempre tinha que pensar em Daniel. Será que seu Deus cuidaria dele?
De manhã, o rei levantou-se bem cedo e foi para fora. Com o coração batendo, chegou à cova dos leões.
"Daniel", chamou ele. "Daniel. Deus cuidou de você?"
E de repente, o rei quase deu um salto de alegria. Porque do fundo da cova veio uma voz: "Sim, rei. Deus cuidou de mim. Ele mandou seu anjo, para cuidar que os leões não me fizessem mal algum, porque também eu não fiz nenhum mal."
O rei ficou muito contente.
"Tirem-no dali!" gritou ele. "Depressa, tirem Daniel da cova!"
Então vieram alguns homens, com uma corda grossa. Desceram a corda na cova e assim puxaram Daniel para cima. E então Daniel estava à frente do rei, vivo e são. Ele tinha passado a noite inteira com os leões ferozes, mas eles não lhe tinham feito nenhum mal.
Que grande milagre foi este! E como estava contente o rei, porque tinha Daniel de volta.
Mas então ele se lembrou dos homens malvados que queriam matar Daniel. Mandou seus soldados para buscá-los e então mandou jogá-los também na cova dos leões.
Mas agora não havia nenhum anjo que cuidasse deles. Todos foram comidos pelos leões.
Mas Daniel ficou sendo o servo mais importante do rei, sim, o mais nobre em todo o país.
E o rei ordenou que todas as pessoas naquela terra servissem ao Deus de Daniel.

O MAPA PARA O CÉU





_OI, CHORAMINGO!


O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO COM ESTE MAPA AÍ, HÉIN?


_ OI, LILICA! EU ESTOU TENTANDO CHEGAR NO CÉU, MAS EU AINDA NÃO ENCONTREI O CAMINHO CERTO. SERÁ QUE ESSE MAPA ESTÁ DE CABEÇA PARA BAIXO?



_ NÃO É NADA DISSO, CHORAMINGO! COM ESTE MAPA VOCÊ NUNCA VAI CONSEGUIR CHEGAR AO CÉU. O GUIA DO CAMINHO PARA O CÉU É ESSE AQUI, A PALAVRA DE DEUS DEIXADA AOS HOMENS PARA MOSTRAR O CAMINHO CERTO.


_ AI, AI, AI, LILICA, ISTO É A BÍBLIA! SÓ A BÍBLIA! NÃO É MAPA NENHUM, NÃO!


_ É SIM, CHORAMINGO! É AQUI QUE TEM AS INSTRUÇÕES PARA SE CHEGAR AO CÉU.


_ IH, LILICA! EU NÃO SEI, NÃO! EU ACHO QUE VOU PELO MEU MAPA MESMO, POIS ELE ME PARECE MUITO MAIS RÁPIDO, MAIS FÁCIL DE SEGUIR E AINDA POR CIMA É TODO DESENHADO, E EU NÃO PRECISO FICAR LENDO, LENDO, LENDO!


ENTÃO TÁ! QUEM AVISA, AMIGO É! MAS QUANDO VOCÊ SE ARREPENDER E QUISER VOLTAR, EU ESTAREI PRONTA A TE AJUDAR.


(CHORAMINGO DÁ AS COSTAS À LiLICA E COMEÇA A SEGUIR O SEU MAPA.)


_COITADA DA LILICA! ELA PENSA QUE É MAIS ESPERTA DO QUE EU, QUE SABE TUDO... MAS EU VOU PROVAR PRA ELA QUE EU SOU MUITO MELHOR E QUE POSSO CHEGAR AO CÉU SEM A AJUDA DELA E SEM AS DICAS DAQUELE LIVRO QUE, DIZ ELA, É A VERDADE. 1, 2, 3, PASSOS PARA A ESQUERDA...SIGA A PLACA DO ATALHO...VAMOS VER, VAMOS VER, AH! MAIS DOIS PASSOS PARA A FRENT... AAAAAHHHHH!!!... SOCORRO, SOCORRO...LILICA, TIRE-ME DAQUI...EU CAÍ EM UM BURACO...TÁ MUITO ESCURO... EU ESTOU COM MEEEEEEDO!...



_ PUXA! ESTAVA DEMORANDO! ACHEI QUE ELE NÃO IA ME CHAMAR MAIS! EU BEM QUE TE AVISEI, CHORAMINGO! SE VOCÊ NÃO FOSSE TÃO TEIMOSO, TERIA OUVIDO O MEU CONSELHO E SEGUIDO A PALAVRA DE DEUS E NÃO ESTE MAPA FALSO. E AGORA? VOCÊ VEM COMIGO OU VAI CONTINUAR NO CAMINHO DA MENTIRA?



_ PENSANDO BEM, LILICA... EU ACHO QUE VOU COM VOCÊ. PORQUE ESTE CAMINHO PODE ATÉ SER MAIS CURTO, MAS É TAMBÉM ENGANADOR E PERIGOSO.


_ É, POIS SE VOCÊ CONTINUAR NO CAMINHO DO PECADO NUNCA CHEGARÁ AO CÉU E FICARÁ SEPARADO DE DEUS PARA SEMPRE.


_ O QUE É PECADO, LILICA?


_ O PECADO É TUDO AQUILO QUE ENTRISTECE A DEUS. É A MENTIRA, É O PALAVRÃO, É A DESOBEDIÊNCIA AOS PAIS, É COLAR NA PROVA, MATAR, ENFIM... TUDO O QUE É RUIM.


_ EITA, LILICA! COITADINHO DE MIM! ENTÃO EU SOU UM PECADOR!?! E AGORA VOU FICAR AFASTADO DE DEUS? COMO VOU FAZER PARA CHEGAR AO CÉU?


_ VAMOS VOLTAR E SEGUIR O QUE A BÍBLIA DIZ. ELA DIZ AQUI QUE JESUS É O ÚNICO CAMINHO QUE LEVA AO CÉU. OLHE SÓ: "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA. NINGUÉM VEM AO PAI SE NÃO FOR POR MIM." JOÃO 14:6.


AQUI DIZ: " PORQUE DEUS AMOU O MUNDO DE TAL MANEIRA QUE DEU SEU ÚNICO FILHO, JESUS, PARA QUE TODO AQUELE QUE NELE CRÊ, NÃO PEREÇA, MAS TENHA A VIDA ETERNA." JOÃO 3:16.


_ AH! ENTÃO JESUS É O FILHO DE DEUS!


_ É, E A BÍBLIA DIZ AINDA QUE ELE MORREU POR CAUSA DOS NOSSOS PECADOS, FOI SEPULTADO E RESSUSCITOU AO TERCEIRO DIA. (I COR. 15: 3-4).


_ MAS E AÍ... COMO VOU CHEGAR AO CÉU?


_ BEM, PRA QUE NÓS PUDÉSSEMOS CHEGAR ATÉ O CÉU, ALGUÉM TINHA QUE PAGAR A PASSAGEM. CERTO? ENTÃO, JESUS CRISTO, O FILHO DE DEUS, PAGOU  COM O PRÓPRIO SANGUE QUANDO MORREU EM NOSSO LUGAR. QUEM CRER NO QUE ELE FEZ POR AMOR A NÓS, VAI PARA O CÉU.

_ PUXA, LILICA! QUE LEGAL! AGORA EU SEI QUE O ÚNICO CAMINHO PARA O CÉU É JESUS. TÔ TÃO FELIZ!!!! SERÁ QUE AS CRIANÇAS JÁ TEM JESUS NO CORAÇÃO, ASSIM COMO EU E VOCÊ?



_ TOMARA QUE SIM CHORAMINGO, PORQUE É MUITO GOSTOSO TER JESUS NO CORAÇÃO. ELE ENSINOU COMO É IMPORTANTE AMAR AS PESSOAS. VAMOS LÁ AMIGUINHOS, SE VOCÊ SABE DESSE AMOR, AME MUITO, CORRA ATÉ A PESSOA MAIS PERTO DE VOCÊ, DÊ UM FORTE ABRAÇO E DIGA... JESUS TE AMA E EU TAMBÉM!

4 comentários:

  1. QUE BENÇÃO ESTAS HISTORIAS, VOU COMEÇAR HOJE MESMO CONTA LAS PARA MEUS ALUNOS.....DEUS ABENÇOE

    ResponderExcluir
  2. Gostei da história e publiquei uma versão um pouco mais teatral. Junto com um link pra cá pro teu blog
    http://www.teatrocristao.net/texto/vovo-e-a-mala

    ResponderExcluir
  3. é sim Diorlanda eu pesquiso na net e coloco aqui...
    o que acho interessante....

    ResponderExcluir
  4. amei as historias gostaria de receber por Email

    ResponderExcluir

comente e ajude-me

Deixe um comentário aqui obrigada..